Scrum: o que é para que serve?

Sua empresa trabalha com processos que envolvem equipes de diversas áreas e que dependem de prazos para que tudo caminhe bem?
Então você precisa conhecer o Scrum

Conheça todos os nossos treinamentos. Clique aqui!

O que é Scrum?O Scrum é uma metodologia que, inicialmente, chegou ao Brasil para agilizar os processos de desenvolvimento de softwares. Mas, por sua versatilidade e eficiência, também permite ser aplicada às rotinas de trabalhos que necessitam a interação de diferentes equipes, em empresas de qualquer segmento e porte. Se você se identificou com esse cenário, veja o que o Scrum pode fazer pela sua empresa!

A metodologia atua por meio de um framework, fornecendo uma visão abrangente sobre as tarefas a serem realizadas. Sua aplicação serve para identificar e definirresponsáveis por determinadas tarefas e também para auxiliar os integrantes de equipes a realizem suas tarefas de forma organizada e dentro de prazos pré-estabelecidos. Isso faz com que a cooperação entre os membros da equipe seja ampliada e que metas sejam alcançadas.

A dinâmica proposta pela metodologia Scrum permite uma avaliação diária dos resultados das ações realizadas e a análise do correto direcionamento das atividades. Assim, em caso de desvio de rota, é possível a intervenção da equipe para tomar ações rápidas, sanando eventuais boqueios, tornando os processos mais eficientes.

Um pouco de história
A utilização de Scrum teve início em uma pequena fábrica de automóveis no Japão
em 1956, a Toyota, quando notou-se que equipes pequenas e multidisciplinares traziam melhores resultados. Em 1993, Jeff Sutherland, um dos inventores e co-criador do Scrum, adaptou essa técnica para o setor de tecnologia.

Nessa metodologia, o termo Scrum faz uma analogia com uma jogada que acontece nas partidas de Rugby. Ela ocorre quando os jogadores se organizam em círculo, unindo forças para planejar a próxima jogada e acertar o gol. Dentro de ambientes corporativos, o foco é mostrar que equipes pequenas e multidisciplinares, conseguem se organizar em pequenos ciclos, para alcançar uma meta de longo prazo, que é sempre alinhada com o planejamento estratégico da empresa.

Como aplicar a metodologia Scrum
Para implantar um metodologia Scrum na sua empresa, você precisa iniciar montando times pequenos e multidisciplinares (Equipe); depois deve determinar entregas frequentes para os gestores; nomear um facilitador – o Scrum Master (SM) -; nomear ainda uma pessoa que conheça as regras do negócio para que consiga priorizar as atividades – o Product Owner (PO); caso necessário, definir o product backlog (lista de funcionalidades ou atividades que necessitam ser realizadas para alcançar um objetivo).

Uma palavra muito usada na metodologia Scrum é Sprint. Ela representao período que o time irá realizar alguma entrega. Na prática, o Scrum começa com o planejamento do Sprint, que deve contemplar o nível de importância e o tempo de execução de cada tarefa. Por meio de reuniões diárias, as tarefas são revisadas e alinhadas.

O Scrum traz um universo de novidades que vão sendo desvendadas à medida que sua empresa avança na sua aplicação. Trata-se de uma metodologia ágil que demonstra seu potencial para mudar as rotinas de sua empresa, tornando-a mais eficiente, comprometida e produtiva.

Comments are closed.